NÚCLEO DE ESTUDOS
Juventudes, Educação e Sociedade
DESCRIÇÃO
O NEJES dedica-se ao estudo sociológico das juventudes na sociedade brasileira em contextos de desigualdades sociais. Debruça-se sobre diferentes conexões entre os processos educativos e as dinâmicas sociais. Os estudos conduzidos situam-se na nos subcampos da sociologia da educação e sociologia da juventude, com emprego de diversas abordagens metodológicas e técnicas de pesquisa.
TÓPICOS DE INTERESSE
1) Juventude, cultura e escolarização;
2) Estudos sobre processos e práticas educativas;
3) Estudos sobre instituições de ensino em todas as etapas formativas;
4) Estrutura de oportunidades educacionais no campo educacional;
5) Políticas públicas educacionais contemporâneas.
PALAVRAS-CHAVE
Educação – Brasil; juventudes; escola; políticas públicas educacionais; oportunidades educacionais.
RELAÇÃO COM O ENSINO
São oferecidas disciplinas eletivas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais da Uerj além de orientações de trabalhos monográficos que abarcam os tópicos de interesse dessa linha de pesquisa.
RELAÇÃO COM A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:
Há dois projetos de extensão vinculados a esta linha de pesquisa:
1) NÚCLEO DE ESTUDOS JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Coordenação: Joana da Costa Macedo.
Resumo: Esse projeto dedica-se à compreensão dos contextos artísticos-culturais e político das juventudes de territórios periféricos, sejam eles urbano, campesino ou quilombola, aliado à formação inicial de professores de Ciências Sociais. Opera na interface entre juventudes periféricas, estudos educacionais e sociedade por meio de dois eixos de trabalho, a saber, (1) Juventudes, escola e cultura, e (2) Juventudes, Sociedade e Direitos Humanos. Como atividade de extensão, busca integrar universidade-escola-sociedade com ampla parceria entre instituições da educação básica e superior em conjunto com a sociedade civil a favor da conscientização política-cultural dos jovens. Todo o esforço é investido em conectar a investigação acadêmica com a prática real da sociedade brasileira de modo a contribuir para melhorar a qualidade da educação e a conquista de direitos para o desenvolvimento local.
2) PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PROLONGADA PARA JUVENTUDE FLUMINENSE PERIFÉRICA
Coordenação: Raquel Emerique.
Resumo: Este projeto visa construir um conjunto de intervenções nas escolas de regiões socialmente vulneráveis na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, que apresentam baixos indicadores educacionais. Seu mote é construir, a partir de Jornadas nas escolas, novas disposições nos estudantes sobre a escolarização e expectativas de futuro que incluam a educação superior. As ações devem gerar subprodutos que serão distribuídos nas escolas e disponibilizados no site e nas redes sociais do projeto. A construção das intervenções está calcada nos resultados de pesquisas realizadas no campo da Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude e Sociologia Urbana. Para verificação dos impactos das intervenções nas escolas, o projeto prevê duas coletas de dados: uma anterior e outra posterior às ações nas escolas.
